Deixe seu recado

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Endireitados pela Graça – Lucas 13:10-17

Nossa perícope, nas entrelinhas, nos apresenta os pesos que estavam sobre as suas costas, motivo pela qual ela andava encurvada. Todavia, mais do que uma encurvatura física, aquela mulher estava encurvada existencialmente.
1-    Peso da religião: Sem vida, sem graça, sem misericórdia. Religião do politicamente correto, mas não da verdade que liberta. Para os religiosos o mais importante era a guarnição de um mandamento, para Jesus, o mais importante era a vida humana.
2-    Peso da opressão satânica: Toda estrutura que encurva a vida humana é satânica. (A sinagoga judaica é denunciada nesse texto como uma estrutura satânica).  Aquela mulher estava aprisionada pelo diabo. Muitas pessoas estão acorrentadas no calabouço de Satanás.
3-    Peso da exclusão social: Estava numa sociedade que valorizava mais os animais do que a vida humana. Jesus desmascara a hipocrisia dos seus conterrâneos.
O texto nos apresenta um contraponto (um contraste) entre a opressão da religião, de satanás e da sociedade e a invasão da graça de Deus na vida de uma pessoa.
1-    A graça de Jesus não pesa a vida. Endireita a existência. 
Jesus retirou o pesado fardo da religião e de satanás e presenteou-lhe com o leve fardo da graça. O Jesus do livro de Mateus afirmou: “pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” Mt. 11:30. As mãos de Jesus retiram todo o peso da opressão que estava sobre ela.
Ouço as pessoas dizerem: “Pastor, preciso concertar algumas coisas na minha vida para seguir a Cristo”. Ao que eu respondo: “Não é concertar a vida para seguir a Cristo, mas seguir a Cristo para concertar a vida”.
É seguindo a Jesus que a nossa vida é endireitada, mudada, transformada, clareada… Na graça a vida não se torna pesada, mas responsável. Na graça, somos concertados para um novo estilo de vida. Na graça, a vida se torna livre e leve.
O texto faz questão de frisar a situação calamitosa (O quadro era aparentemente irreversível) daquela mulher. “E não podia de modo algum endireitar-se” V. 11c Contudo, se o texto apresenta a situação drástica e irreversível daquela mulher; enfaticamente o texto também apresenta o resultado da ação da graça de Deus na vida dela.
No versículo 13 temos a expressão “e imediatamente ela se endireitou”. Isto é, nas palavras do apostolo Paulo: “pois aonde abundou o pecado superabundou a graça” Rm. 5:20b. Se o efeito do peso do pecado é a destruição, a ruína, tanto maior é ação da graça de Deus que reconstrói, refaz.
O que é, pois, o abalo destruidor do pecado, diante do terremoto restaurador da graça? Assim sendo, aquilo que o pecado encurva pesando, a graça endireita libertando.
2-    A graça não nos identifica negativamente. Ela nos valoriza e dignifica.
Para os representantes da religião ela era apenas uma velha encurvada, mas para Jesus ela era uma “filha de Abraão”.  Jesus a identifica como uma filha da nação judaica, digna de respeito. Qual a sua identidade? Como você é conhecido pelas pessoas?
Abrão, mentiroso, tornou-se Abraão “pai de muitas nações”.
Jacó, o enganador, tornou-se Israel “príncipe com Deus”.
Moisés, o assassino, tornou-se “o libertador de Israel”.
Davi, aparentemente desprezível, tornou-se “o Rei de Israel” (porque os homens olham o exterior, porém Deus o coração).
Jabez, aquele que causa dor, tornou-se “mais notável do que os seus irmãos”.
Saulo, o perseguidor dos cristãos, tornou-se Paulo “O apostolo dos gentios”.
Eu e você, filhos da desobediência, tornamo-nos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo.
Na graça somos dignificados. Somos feitos herdeiros. A graça de Deus em nós nos torna melhores. Porque através das lentes da graça Deus não nos vê apenas como somos, mas como poderemos ser. Deus tem um olhar esperançoso a nosso respeito!!!!! Jesus viu aquela mulher. O olhar do Senhor não passa desapercebido em nós.
A ação da graça de Deus em nosso favor não tem dia marcado. Aquela mulher freqüentava a sinagoga. Entretanto, ali há dezoito anos ela não recebera cura porque aquele lugar estava enfermo. Faltava ali a graça. Quando falta a graça de Deus, qualquer lugar se torna enfermo e excludente.
Para os religiosos, aquela mulher tinha seis dias durante a semana para ser curada. Porque curá-la exatamente num dia em que a lei prescrevia descanso até mesmo para os animais? A graça de Deus nunca descansa. Ela é sempre atuante, ela está sempre disponível. A graça de Deus quer curar, restaurar hoje!
3-    A graça não prende. Liberta para uma vida completa e abundante.
Aquela mulher estava com um espírito de enfermidade há 18 anos. Há quanto tempo você está carregando o seu peso? Além do tempo, aquela mulher era vítima da ação escravizadora do diabo. Jesus afirma que ela estava presa. Prender é privar, é acorrentar, é cercear a liberdade. Entretanto, a graça de Deus despedaça a ação do inimigo.
Não fomos criados para uma vida de escravidão. Na graça a nossa vocação é a liberdade. Como disse Paulo aos Gálatas: “foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Estai, pois, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da escravidão”. Gl. 5:1
Hoje é o dia da sua liberdade! A sua liberdade foi comprada. Está tudo pago. Não precisamos fazer barganhas. A acusação do diabo é inválida, o pecado não pode te escravizar, a morte não pode te atormentar. A graça venceu tudo para nos tornar livres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário